Lista de Boas práticas para capacitação na área da saúde

Implementar um projeto de educação corporativa é fundamental para garantir a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de saúde e, consequentemente, garantir a segurança e a eficácia do atendimento. Por isso, os hospitais têm buscado cada vez mais soluções de educação e treinamento para seus profissionais, visando aprimorar suas habilidades, conhecimentos e competências.

Pensando em te ajudar a encontrar uma solução que seja eficaz para sua instituição, listamos alguns itens de boas práticas para capacitação dos profissionais de saúde.

Clique nos itens e confira!

Antes de desenvolver um programa de capacitação, é importante identificar as necessidades de treinamento dos profissionais de saúde. Isso pode ser feito através de avaliações de desempenho, análises de indicadores assistenciais, feedback de pacientes e revisões e atualizações de práticas clínicas.

Os profissionais de saúde têm habilidades e necessidades diferentes, e o treinamento deve ser personalizado para atender essas diferenças. Isso pode incluir a oferta de diferentes formatos de treinamento, como: aulas presenciais com métodos ativos de ensino, online e interativo ou simulações clínicas, bem como treinamentos específicos para diferentes especialidades médicas ou unidades.

Registrar a realização dos treinamentos em conjunto com uma estratégia de avaliação é fundamental para garantia da eficácia da ação educativa. Além disso, os registros servem como evidência para fiscalização de órgão regulatórios como a ANVISA e ainda para avaliações no processo de acreditação.

É importante incluir feedback e avaliação ao final do treinamento, para que os profissionais de saúde possam receber informações sobre seu desempenho e áreas para melhorar. Isso também ajuda a medir o aprendizado conquistado no treinamento, possibilitando ainda o controle e qualidade das certificações dos profissionais.

Os profissionais de saúde devem ser incentivados a continuar o treinamento e a atualizar seus conhecimentos e habilidades ao longo do tempo, para se manterem atualizados com as práticas mais recentes. Isso pode incluir a oferta de treinamentos regulares e a disponibilização de recursos de aprendizado contínuo.

E você? Tem desenvolvido algum projeto nesse sentido? Caso contrário, uma abordagem interessante é buscar instituições que ofereçam projetos de capacitação alinhados às necessidades da sua instituição.

Na Megalo oferecemos soluções de treinamento em Saúde, através de um ambiente digital com cursos extremamente interativos criados a partir da sua necessidade. Entendemos o que a instituição precisa e implementamos uma estratégia de educação corporativa completa e efetiva, com treinamentos que se encaixam com facilidade na rotina do profissional.

Compartilhe este artigo!