O impacto dos Treinamentos na Segurança do Paciente

A Segurança do Paciente tornou-se uma área prioritária nos serviços de saúde, devido ao alto índice de danos e eventos adversos, com grande impacto nos custos assistenciais e comprometimento psicológico e físico dos pacientes e profissionais. Diante do atual cenário de preocupação com a segurança, as instituições de saúde buscam identificar ações que promovam melhorias no atendimento dos pacientes.

Dentre as ações desenvolvidas, destacam-se as atividades educacionais direcionadas aos profissionais de saúde, como estratégia para formação de uma equipe crítica, preparada e consciente do seu papel na prevenção e controle das complicações associadas aos procedimentos realizados.

Nesse contexto, os treinamentos são fundamentais pois capacitam os profissionais a adotarem práticas baseadas em evidências e a promoverem uma cultura de segurança, tornando-se capazes de reconhecer e lidar com situações que possam colocar os pacientes em risco. Isso inclui o desenvolvimento de conhecimento sobre protocolos de higiene, prevenção de infecções, manejo de equipamentos médicos, comunicação eficaz, trabalho em equipe e todos os protocolos relacionados às Metas Internacionais de Segurança do Paciente.

A educação para a segurança do paciente é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), e é também orientada no Brasil dentro das diretrizes do Programa Nacional de Segurança do Paciente e da Resolução Nº 36, que estabelece ações obrigatórias para melhoria da qualidade dos cuidados prestados nas instituições de saúde.

Clique abaixo e observe!

Define como objetivo do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP): “produzir, sistematizar e difundir conhecimentos sobre segurança do paciente;”.

Define como estratégia para implementação do PNSP: “promoção de processos de capacitação de gerentes, profissionais e equipes de saúde em segurança do paciente;”.

Além disso, todos os órgãos de Acreditação Hospitalar (certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência) exigem a evidência de capacitações nesses temas, no mínimo anual, de todos os colaboradores durante seu processo de avaliação.

Na literatura, diversos estudos relacionam a capacitação dos profissionais de saúde e o estímulo à atualização de conhecimentos à uma solução adequada e eficaz para a prestação de uma assistência segura e de qualidade. Sendo assim, é de extrema importância que os gestores hospitalares invistam em estratégias de treinamento e desenvolvimento dos profissionais da saúde, para que estes trabalhadores sejam capacitados e valorizados como fundamentais na promoção da segurança do paciente.

Concluímos que investir na educação contínua dos profissionais fortalece a reputação e a credibilidade da instituição no mercado. Portanto, é essencial que os hospitais e profissionais priorizem o desenvolvimento de suas habilidades e conhecimentos, visando sempre a excelência e a segurança na assistência à saúde.

E você? Tem desenvolvido algum projeto nesse sentido? Caso contrário, uma abordagem interessante é buscar instituições que ofereçam projetos de capacitação alinhados às necessidades da sua instituição.

Na Megalo oferecemos soluções de treinamento em Saúde, através de um ambiente digital com cursos extremamente interativos criados a partir da sua necessidade. Entendemos o que a instituição precisa e implementamos uma estratégia de educação corporativa completa e efetiva, com treinamentos que se encaixam com facilidade na rotina do profissional.

Compartilhe este artigo!