Desenvolver profissionais de saúde não é apenas transmitir conhecimento

Atualmente, o sistema de saúde enfrenta desafios significativos, incluindo um alto índice de erros e eventos adversos, desperdício considerável nos custos assistenciais e baixa segurança nos processos de cuidado para pacientes, familiares e profissionais. Apesar da crescente preocupação com a falta de qualificação e desenvolvimento contínuo dos profissionais de saúde, as discussões sobre estratégias eficazes para solucionar esses problemas através de programas de capacitação são ainda escassas.

Neste artigo, vamos apresentar como o desenvolvimento contínuo dos profissionais de saúde de maneira estruturada e eficaz pode transformar o cenário atual, promovendo maior segurança e eficiência no cuidado à saúde.

Em geral, a implementação de ações educativas para os profissionais no ambiente de trabalho é uma prática de mercado que auxilia no desenvolvimento contínuo dos colaboradores, impactando diretamente a qualidade e eficiência dos processos de trabalho. E, na área da saúde, esse contexto não é diferente.

No contexto da educação em saúde, a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) definiu, em 2009 a educação em serviço como o tipo de formação:

(...) mais apropriado para produzir as transformações nas práticas e nos contextos de trabalho, fortalecendo a reflexão na ação, o trabalho em equipe e a capacidade de gestão sobre os próprios processos locais.

Ao valorizar a aprendizagem constante, os hospitais se tornam referências de qualidade na assistência, garantindo que seus processos internos fluam com mais facilidade, agilidade e segurança.

Para isso, implementar estratégias de educação corporativa no ambiente hospitalar pode provocar um grande impacto, já que estas estratégias quando bem desenvolvidas desempenham um papel essencial, contribuindo para a excelência dos serviços prestados e para o alcance dos objetivos estratégicos da instituição de saúde.

Um dos principais objetivos da educação corporativa hospitalar é desenvolver os profissionais de saúde de forma contínua. Através do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, ou seja, das competências necessárias para desempenharem suas funções de forma eficaz e segura.

Quando falamos de um processo de capacitação estruturado, isso não significa somente entregar uma série aleatória de treinamentos que estão em alta no mercado. Por isso, é importante destacar alguns pontos relevantes para gerar os melhores resultados com essas iniciativas: 

Os treinamento devem ser realizados de acordo com as necessidades específicas de cada Unidade.
Para isso, levante as necessidades, realize entrevistas com as lideranças, aplique questionários aos profissionais para identificar os principais gaps que precisam ser sanados e enfatize, junto aos líderes da sua empresa, a importância de prevenir os futuro problemas através do processo de desenvolvimento.
Os responsáveis pelo treinamento devem conhecer o perfil dos colaboradores e o impacto que desejam gerar com cada treinamento.
Para isso, identifique o perfil do público-alvo que irá participar de cada processo educacional. Através dessa identificação que as melhores estratégias educacionais serão definidas. Reflita sobre o porquê essa capacitação é realmente necessária, quais os problemas que pretende resolver e quais os resultados que serão esperados de forma objetiva.
A qualidade dos treinamentos deve ser monitorada através do gerenciamento de todo processo de aprendizado para comprovação dos resultados.
Para isso, avalie o retorno do treinamento para a organização, através de dados que medem: a satisfação dos colaboradores com o treinamento; a melhoria no conhecimento após o treinamento (pós teste); a mudança de atitude do colaborador em função da participação no treinamento. Outros impactos podem ser comprovados através da melhoria dos indicadores assistenciais, da avaliação do aumento de produtividade, da redução de custos assistenciais e da redução da rotatividade dos profissionais.

É necessário que as ações de treinamento não sejam isoladas, e estejam integradas a um programa de desenvolvimento contínuo de todos os profissionais de saúde. Esse programa deve estar direcionado para a necessidade de impactar na melhoria contínua dos processos de cuidado, sendo um facilitador para a conquista dos objetivos estratégicos e da cultura de segurança no estabelecimento de saúde. Dessa forma, será possível evidenciar de maneira mais expressiva o impacto das ações de treinamento na segurança do paciente e na melhoria da qualidade assistencial.

E você? Tem desenvolvido algum projeto nesse sentido? Caso contrário, uma abordagem interessante é buscar instituições que ofereçam projetos de capacitação alinhados às necessidades da sua instituição.

Na Megalo oferecemos soluções de treinamento em Saúde, através de um ambiente digital com cursos extremamente interativos criados a partir da sua necessidade. Entendemos o que a instituição precisa e implementamos uma estratégia de educação corporativa completa e efetiva, com treinamentos que se encaixam com facilidade na rotina do profissional.

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